Bem vindo (a) a Clínica Hygeia !
A cirurgia oncológica é um tipo de tratamento do câncer que consiste na retirada do tumor através de operações no corpo do paciente. Quando indicada, sua intenção é remover totalmente o tumor.
O câncer em sua fase inicial pode ser controlado, ou mesmo curado, através do tratamento cirúrgico, atualmente considerado um dos tripés para o tratamento da doença, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.
Tumor de Cólon

A cirurgia é o principal tratamento para o câncer de cólon em estágio inicial, podendo ser realizada utilizando diferentes técnicas:

Colectomia Aberta

A colectomia, às vezes chamada de hemicolectomia, colectomia parcial ou ressecção segmentar, remove uma parte do cólon e os gânglios linfáticos próximos. O termo aberta significa que esta técnica é realizada através de uma única incisão no abdome.

Se parte do cólon é removido, denomina-se hemicolectomia, colectomia parcial ou ressecção segmentar. Se todo o cólon é retirado, denomina-se colectomia total. Muitas vezes, não é necessária a colectomia total para tratar o câncer de cólon. Geralmente é realizada apenas se existe doença na parte do cólon sem o câncer, como centenas de pólipos ou, às vezes, a doença inflamatória do intestino.

Na véspera da cirurgia, o paciente deve fazer a preparação do intestino, que pode consistir de laxantes e enemas.

Colectomia Laparoscópica Assistida

Esta nova abordagem para remoção de parte do cólon e linfonodos próximos é uma opção para alguns tipos de câncer em estágios iniciais. Neste procedimento, ao contrário da colectomia aberta são feitas diversas incisões menores, por onde serão removidos, com auxílio de instrumentos guiados por um laparoscópio, a parte do cólon afetada e os linfonodos. No momento em que a parte comprometida do cólon é liberada do sistema digestivo, uma das incisões é aumentada para permitir sua remoção.

Este tipo de cirurgia também requer que o paciente faça, na véspera, a preparação do intestino, com laxantes e enemas. Como as incisões são menores do que na colectomia aberta, os pacientes podem se recuperar um pouco mais rápido e sentir menos dores do que na colectomia aberta.

Se o tumor é grande e está bloqueando o cólon, pode ser necessária a colocação de um stent no interior dele para mantê-lo aberto durante a cirurgia. Se não for possível a inserção do stent ou se o tumor causou danos no cólon, a cirurgia pode ser necessária imediatamente. Neste caso, o procedimento é normalmente o mesmo realizado para a remoção do tumor, só que em vez de serem refeitos os segmentos do cólon, a extremidade superior do cólon é ligada a uma abertura externa (estoma) no abdome para permitir a eliminação dos resíduos corporais. Isto é conhecido como colostomia e geralmente é temporária. Quando o intestino delgado é ligado ao estorna é denominado ileostomia. Uma bolsinha coletora é conectada ao estorna para armazenar os resíduos eliminados. Após a total recuperação do paciente, uma nova cirurgia é realizada para reverter a colostomia ou ileostomia.

Cirurgia para a Doença Disseminada

Se a disseminação da doença implica em algumas lesões nos pulmões ou fígado, é realizada uma cirurgia para removê-las. Isto é geralmente é feito se o tumor do cólon foi ou será removido. Decidir se a cirurgia é uma opção para remover áreas de disseminação da doença depende da quantidade, tamanho e localização do tumor.

Efeitos Colaterais

Os potenciais efeitos colaterais da cirurgia dependem de vários fatores, como extensão da cirurgia e do estado geral de saúde do paciente antes da cirurgia.

Algumas alterações podem incluir sangramento pós-cirúrgico, coágulos sanguíneos nas pernas, e danos a órgãos próximos durante a cirurgia. Após a cirurgia, podem apresentar-se aderências em órgãos ou tecidos, que às vezes chegam a bloquear o intestino, o que requer uma cirurgia adicional.

Colostomia - Alguns pacientes podem necessitar uma colostomia (ou ileostomia) temporária ou permanente após a cirurgia, o que pode levar algum tempo para se acostumar e necessitar de alguns ajustes no estilo de vida.

Fonte: American Cancer Society (27/02/2015)

Links Úteis

Boletim de Notícias

Registre-se e receba nosso boletim de notícias.